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UNITAU-MBA Gestão de Turismo e Serviços
Campus Ubatuba Recomendado pela Intermanagers www.intermanagers.com.br

PÚBLICO-ALVO
Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em Gestão de Turismo e Serviços, conforme os objetivos expostos. Também se aplica a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da gestão turística na atualidade.

CARGA HORÁRIA
Total: 540 (quinhentas e quarenta) horas/aula.

DISCIPLINAS E OBJETIVOS

1. Gestão de Recursos Humanos:

  • Rever as funções tradicionais da área de Administração de Recursos Humanos à luz das novas tendências da gestão empresarial;
  • Prover os participantes dos conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes;
  • Capacitar os participantes no uso dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade como instrumento de gestão empresarial, na área de recursos humanos.

2. Gerência Econômica de Empresas:

  • Desenvolvimento da base conceitual que dá sustentação teórica ao modelo de gestão empresarial por resultados econômicos, com vistas ao desenvolvimento de percepções e habilidades para implantação de sistemas de informações gerenciais que contribuam para a eficácia dos gestores na condução de suas atividades nas empresas.

3. Gerência de Recursos Financeiros:

  • Apresentar de forma compreensiva e sistematizada a teoria financeira, de tal forma que o pós-graduando possa avaliar as decisões de investimento, financiamento e de política de dividendos da empresa, objetivando maximizar a riqueza do acionista;
  • Desenvolver uma explicação da teoria, conceitos, instrumentos e técnicas que ajudem o estudante a tomar decisões financeiras razoáveis e compatíveis com a realidade.

4. Gerência de Projetos e Atividades Empresariais:

  • Estudar o papel dos projetos e programas na organização, as estruturas organizacionais e suas influências sobre os projetos e programas;
  • Identificar perfil do gerente de projeto, suas características, funções  e atributos. Compreender o processo de formação de equipes;
  • Estudar os aspectos de motivação, liderança e resolução de conflitos no contexto dos projetos;
  • Estudar o ciclo de vida dos projetos e programas, suas fases e etapas, com ênfase no planejamento, execução e controle na área de turismo e hotelaria;
  • Estudar o ciclo de vida das atividades empresariais relacionadas com o setor de prestação de serviços.

5. Gestão da Qualidade em Serviços:

  • Desenvolver as estratégias de gestão da qualidade total e da aplicação das novas técnicas de prestação de serviços, com finalidade de melhoria contínua da produtividade em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização, utilizando os recursos financeiros e humanos disponíveis.

6. Marketing Turístico e de Serviços:

  • Fornecer ao participante o embasamento conceitual básico sobre a estrutura, as atividades e o ambiente de marketing, desenvolvendo a sua aptidão para fomentar a cultura mercadológica, com melhor entendimento do mercado e do comportamento do consumidor.

7. Gestão de Negócios Globais:

  • Discutir as determinações econômicas, tecnológicas e políticas que fizeram do aumento da competitividade a variável mais importante da economia, no final do século XX;
  • Introduzir os novos princípios de gestão de mercados globalizados, sob competição de alto impacto, conforme desenvolvimentos recentes da Macroeconomia Global e do Marketing Global.

8. Gestão Operacional do Turismo:

  • Desenvolver o contexto das operações e determinantes da prestação de serviços inerentes ao Mercado Turístico, enfocando os conceitos, filosofias, os componentes e as características do produto turístico;
  • Estudar a oferta e a demanda turística que constituem o ponto central do mercado turístico  e sua organização, gestão e integração com os vários segmentos do mercado que compõem o Sistema de Turismo.

9. Planejamento Regional e Urbano:

  • Estudar os processos decisórios no Planejamento, bem como capacitar o Administrador a traçar e gerenciar planos para um desenvolvimento urbano e regional.

10. Gestão de Hotelaria:

  • Apresentar princípios de Administração Hoteleira, possibilitando ao aluno a oportunidade de aplicação de estratégias gerenciais, ampliando seus conhecimentos em análise, preparação do produto e formulação de técnicas;
  • Permitir a aplicação de técnicas de marketing às atividades hoteleiras e de turismo, bem como oferecer informações sobre o objetivo e o poder da publicidade.

11. Tecnologia da Informação:

  • Análise do relacionamento dos sistemas de informações gerenciais, com ênfase nos aspectos humanos e na utilização dos recursos de informática, para atender à missão da empresa.

12. Metodologia do Ensino Superior I:

  • Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;
  • Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

13. Metodologia do Ensino Superior II:

  • Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;
  • Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;
  • Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

14. Monografia de Conclusão de Curso:

  • Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

15. Estudos Dirigidos  e Atividades Extra-classe:

  • Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação aos disciplinas, seminários e elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.