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UNITAU-MBA Gerência de Tecnologia de Informação
Campus Taubaté

PÚBLICO-ALVO
Empresários, executivos e profissionais de nível superior preocupados com o desenvolvimento de soluções avançadas para negócios que exijam recursos de informática e de telecomunicações, a fim de obter vantagens competitivas sustentáveis para suas organizações.

CARGA HORÁRIA
Total: 700 (setecentas) horas/aula.

DISCIPLINAS E OBJETIVOS

1. Gestão de Recursos Humanos:

  • Rever as funções tradicionais da área de Administração de Recursos Humanos à luz das novas tendências da gestão empresarial;
  • Prover os participantes dos conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes;
  • Capacitar os participantes no uso dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade como instrumento de gestão empresarial, na área de recursos humanos.

2. Gestão de Finanças Empresariais:

  • Apresentar, de forma compreensiva e sistematizada, a teoria financeira, para que o pós-graduando possa avaliar as decisões de investimento, financiamento e de política de dividendos da empresa, objetivando maximizar a riqueza do acionista;
  • Desenvolver uma explicação da teoria, conceitos, instrumentos e técnicas que ajudem o estudante a tomar decisões financeiras razoáveis e compatíveis com a realidade.

3. Gestão de Negócios Globais:

  • Discutir as determinações econômicas, tecnológicas e políticas que fizeram do aumento da competitividade a variável mais importante da economia no final do século XX;
  • Introduzir os novos princípios de gestão de mercados globalizados, sob competição de alto impacto, conforme desenvolvimentos recentes da Macroeconomia Global e do Marketing Global.

4. Gestão de Operações:

  • Estudar as atividades envolvidas em projetar, operar e controlar um sistema para transformar recursos humanos, financeiros e físicos em bens e serviços que satisfaçam os desejos e necessidades dos clientes.

5. Planejamento Estratégico Aplicado:

  • Estudar o Planejamento Estratégico no contexto do planejamento de uma organização, com uma abordagem de Previsão Tecnológica e Sistema de Informações Gerenciais e suas relações com o planejamento e com a tomada de decisão;
  • Avaliar tendências e características do mercado eletrônico, interpretar necessidades e demandas de negócio em relação ao comércio eletrônico, influenciar as estratégias de negócios com soluções em comércio eletrônico, avaliar as necessidades de recursos financeiros e humanos para estas soluções, integrar e comunicar planos de comércio eletrônico, e estabelecer medidas de desempenho e controlar a implantação de estratégias da área.

6. Administração de TI:

  • Desenvolver a fundamentação técnica para o entendimento de sistemas de informação, incluindo as tecnologias de hardware, software, armazenamento e telecom, a integração destas tecnologias, através de redes corporativas e de internetworking, com outras organizações;
  • Estudar o processo de redesenho das organizações com emprego da TI, incluindo a reengenharia de processos de negócios e a utilização de soluções do tipo ERP;
  • Os papéis dos sistemas de informação na captura e na disseminação do conhecimento organizacional e no aperfeiçoamento do processo decisório;
  • Os desafios especiais trazidos pela gestão estratégica da TI, as oportunidades criadas pela presença ampliada e o poder das soluções da TI “estado-da-arte”.

7. Administração de Telecom:

  • Desenvolver conceitos e soluções expostos em administração de telecom sobre tecnologias de comunicação e apresentar os princípios de gerência de telecomunicação, a seleção de serviços e de equipamentos de telecomunicação, o controle de custos em telecomunicação e o planejamento e a execução de operações em telecomunicações;
  • Analisar as mudanças no ambiente competitivo de telecom, as alternativas de ação a partir das quais se efetuará a gestão das empresas e as diferentes alternativas de equipamentos e serviços de telecomunicações.

8. Economia de TI/ Telecom:

  • Estudar os conceitos da Economia de TI/ Telecom no ambiente de negócios atual;
  • Estudar a indústria de TI/Telecom, a estrutura da demanda e da oferta, a estrutura e dinâmica do mercado de TI/Telecom, os custos nas operações, a formação de preços de serviços de TI/Telecom, a propriedade intelectual, o modelamento econométrico e o papel da TI/Telecom no desenvolvimento econômico.

9. Internet e Vantagem Competitiva em TI/Telecom:

  • Estudar a estrutura e o funcionamento da Internet e da super-estrada da informação. Os tópicos tratados incluirão o protocolo TCP/IP, os serviços de informação da Internet (e-mail, transferência de arquivo, telnet), a descoberta de recursos de informação (World Wide Web e os engenhos de busca), o intranetworking nas corporações, segurança de redes e firewalls, o conceito de super-estrada da informação, a infra-estrutura nacional de informação e suporte da Internet às soluções de comércio eletrônico.

10. Sistemas de Inteligência de Negócios em TI/ Telecom:

  • Estudar os desenvolvimentos recentes em tecnologias de sistemas de informação que resultaram na intensificação da automação dos processos de negócios que suportam as operações das organizações. Os dados transformaram-se em recursos críticos, e o acesso eficiente a dados, o seu compartilhamento, a extração de informação a partir deles e a sua utilização no processo decisório passaram a constituir atividade essencial em empresas que utilizam intensivamente os sistemas de informação.

11. Fundamentos de Tecnologia de Informação:

  • Estudar os fundamentos dos sistemas de informações, com ênfase na utilização dos recursos de informática nas atividades empresariais.

12. Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial e Negócios:

  • Estudar os critérios de decisão estatística, bem como os outros tipos de análise quantitativa que permitem a tomada de decisão.

13. Metodologia do Ensino Superior I:

  • Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;
  • Aplicar as normas na preparação e apresentação de trabalhos científicos;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

14. Metodologia do Ensino Superior II:

  • Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;
  • Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;
  • Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

15. Monografia de Conclusão de Curso:

  • Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

16. Seminários:

  • Palestras programadas com temas da atualidade que complementam a formação executiva do pós-graduando.

17 Estudos Dirigidos e Atividades Extra-classe:

  • Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação aos disciplinas, seminários e elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.