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UNITAU-MBA Gestão de Recursos Humanos
Campus Taubaté

PÚBLICO-ALVO
Políticos, Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em Gestão de Recursos Humanos, conforme os objetivos expostos. Também se aplicam a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos do Governo e da prestação de serviços públicos no atual contexto da economia brasileira e mundial.

CARGA HORÁRIA
Total: 610 (seiscentas e dez) horas/aula.

DISCIPLINAS E OBJETIVOS

1. Gestão Estratégica de Pessoas:

  • Rever as funções tradicionais da área de recursos humanos sob foco das novas tendências da gestão estratégica de pessoas;
  • Prover os participantes dos conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes em um ambiente de mudanças;
  • Desenvolver o planejamento e técnicas de gerenciamento de pessoas com foco em resultados.

2. Qualidade e Produtividade em Recursos Humanos:

  • Desenvolver as estratégias de gestão da qualidade em serviços e da aplicação das novas técnicas empresariais, com finalidade de melhoria contínua em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização pública;
  • Introduzir as técnicas de otimização de recursos financeiros, materiais e humanos disponíveis, bem como fundamentar o foco da qualidade no atendimento do cliente, principalmente na prestação de serviços públicos e nas Organizações Sociais sob fiscalização do Estado.

3. Gestão de Cargos e Sistemas de Remuneração:

  • Oferecer ao profissional de RH uma lista sintética de cargos para execução de seu trabalho, de forma que fique no âmbito da legalidade;
  • Estudar os sistemas de remuneração de forma alinhá-los a seus objetivos estratégicos e dar sustentação às mudanças e aos novos modelos de gestão.

4. Gestão de Conflitos e Negociação:

  • Como definir o posicionamento da empresa frente aos conflitos e na necessidade da negociação orientada para resultados positivos;
  • Como planejar e utilizar as técnicas para obter o melhor resultado em negociações;
  • Desenvolver o uso de estilos, bem como de conhecimento de suas características pode constituir-se num diferencial fundamental para o bom encaminhamento  e busca da melhor solução para os conflitos que surgem na empresa e na sociedade.

5. Treinamento e Desenvolvimento de Carreiras:

  • Desenvolver estudos para a busca de resultados organizacionais com foco no desenvolvimento do potencial humano, da inteligência organizacional e da capacidade de aprender a aprender.
  • Oferecer instrumentos e metodologia  para planejamento individual da carreira e para as estruturações do desenvolvimento profissional e pessoal.

6. Comportamento Gerencial:

  • Estudar a importância do comportamento organizacional na criação e sustentação de uma margem competitiva;
  • Estudar as três subáreas do comportamento organizacional - micro, meso e macroorganizacional - e apresentar aplicações de cada uma delas;
  • Desenvolver uma visão geral da história do pensamento na administração e discutir as abordagens científica e administrativa das relações humanas e dos sistemas abertos e suas contribuições para a administração;
  • Simular alguns exemplos de questões atuais enfrentadas pelos gerentes.

7. Marketing de Relacionamento:

  • Estudar o embasamento conceitual básico sobre a estrutura, as atividades e o ambiente de marketing de relacionamento com o cliente interno da empresa;
  • Introduzir e desenvolver uma aptidão capaz de fomentar a cultura de melhor atendimento do cliente interno sob responsabilidade do setor de recursos humanos e de outros setores da empresa;
  • Estabelecer com clareza os parâmetros para auxiliar empresas e indivíduos no sentido de obter a liderança marcante num mercado de mudanças radicais.

8. Cultura e Desenvolvimento Organizacional:

  • Analisar os aspectos da cultura organizacional e de poder nas organizações e suas relações com a gestão de recursos humanos;
  • Estudar os diversos aspectos da deterioração organizacional e indicar os caminhos rumo ao desenvolvimento organizacional;

9. Gestão Estratégica Empresarial:

  • Abordar de maneira abrangente a implementação, o controle e a avaliação das políticas estratégicas; levando em conta a estrutura da organização, o processo decisório, a liderança executiva entre outros aspectos;
  • Descrever e analisar casos reais que ilustram os aspectos teóricos abordados ao longo do curso.

10. Tópicos Especiais em Recursos Humanos:

  • Estudar os aspectos relacionados com as mudanças organizacionais, um tema que tem chamada a atenção em função das profundas transformações que as empresas vem sofrendo;

11. Didática e Metodologia do Ensino Superior I:

  • Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;
  • Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

12. Didática e Metodologia do Ensino Superior II:

  • Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;
  • Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;
  • Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

13. Monografia de Conclusão de Curso:

  • Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

14. Seminários:

  • Palestras programadas com temas da atualidade que complementam a formação executiva do pós-graduando.

15. Estudos Dirigidos  e Atividades Extra-classe:

  • Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação às disciplinas, aos seminários e à elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.