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UNITAU-MBA Gestão Empresarial e Negócios
Campus Ubatuba

PÚBLICO-ALVO
Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em Gestão Empresarial e Negócios, conforme os objetivos expostos. Também se aplica a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da gestão empresarial na atualidade.

CARGA HORÁRIA
Total: 540 (quinhentas e quarenta) horas/aula.

DISCIPLINAS E OBJETIVOS

1. Gestão de Recursos Humanos:

  • Rever as funções tradicionais da área de Administração de Recursos Humanos à luz das novas tendências da gestão empresarial;
  • Prover os participantes dos conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes;
  • Capacitar os participantes no uso dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade como instrumento de gestão empresarial, na área de recursos humanos.

2. Gerência Econômica de Empresas:

  • Desenvolvimento da base conceitual que dá sustentação teórica ao modelo de Gestão Empresarial por Resultados Econômicos, com vistas ao desenvolvimento de percepções e habilidades para implantação de sistemas de informações gerenciais que contribuam para a eficácia dos gestores na condução de suas atividades nas empresas.

3. Gerência Financeira de Empresas:

  • Apresentar, de forma compreensiva e sistematizada, a teoria financeira, para que o pós-graduando possa avaliar as decisões de investimento, de financiamento e de política de dividendos da empresa, objetivando maximizar a riqueza do acionista;
  • Desenvolver uma explicação da teoria, conceitos, instrumentos e técnicas que ajudem o estudante a tomar decisões financeiras razoáveis e compatíveis com a realidade.

4. Gestão de Logística Empresarial:

  • Desenvolver a estrutura básica de um modelo de análise de logística integrada, com ênfase na administração do fluxo de bens e serviços em organizações empresariais, cujo perfeito ajustamento garanta redução de perdas no processo produtivo e elevação do nível de qualidade dos serviços prestados aos clientes.
5. Gerência de Projetos Empresariais:
  • Estudar o papel dos projetos e programas na organização, as estruturas organizacionais e suas influências sobre os projetos e programas;
  • Identificar o perfil do gerente de projeto, suas características, funções  e atributos. Compreender o processo de formação de equipes. Estudar os aspectos de motivação, liderança e resolução de conflitos no contexto dos projetos;
  • Estudar o ciclo de vida dos projetos e programas, suas fases e etapas, com ênfase no planejamento, execução e controle.
6. Gestão da Qualidade:
  • Desenvolver as estratégias de gestão da qualidade total e da aplicação das novas técnicas de engenharia, com finalidade de melhoria contínua da produtividade em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização, utilizando os recursos financeiros e humanos disponíveis.
7. Gestão de Negócios Globais:
  • Discutir as determinações econômicas, tecnológicas e políticas que fizeram do aumento da competitividade a variável mais importante da economia, no final do século XX;
  • Introduzir os novos princípios de gestão de mercados globalizados, sob competição de alto impacto, conforme desenvolvimentos recentes da Macroeconomia Global e do Marketing Global.

8. Planejamento Estratégico Aplicado às Empresas e Negócios:

  • Estudar o Planejamento Estratégico no contexto de uma organização, com uma abordagem de previsão tecnológica e sistema de informações gerenciais e suas relações com a tomada de decisão.

9. Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial e Negócios:

  • Estudar os critérios de decisão estatística, bem como os outros tipos de análise quantitativa que permitem a tomada de decisão.

10. Tecnologia da Informação e Negócios:

  • Análise do relacionamento dos sistemas de informações gerenciais, com ênfase nos aspectos humanos e na utilização dos recursos de informática, para atender à missão da empresa.

11. Comportamento Gerencial:

  • Estudar a importância do comportamento organizacional na criação e sustentação de uma margem competitiva;
  • Estudar as três subáreas do comportamento organizacional - micro, meso e macroorganizacional - e apresentar aplicações de cada uma delas;
  • Desenvolver uma visão geral da história do pensamento na administração e discutir as abordagens científica e administrativa das relações humanas e dos sistemas abertos e suas contribuições para a administração;
  • Simular alguns exemplos de questões atuais enfrentadas pelos gerentes.

12. Metodologia do Ensino Superior I:

  • Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;
  • Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

13. Metodologia do Ensino Superior II:

  • Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;
  • Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;
  • Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

14. Monografia de Conclusão de Curso:

  • Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

15. Estudos Dirigidos e Atividades Extra-classe:

  • Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação aos disciplinas, seminários e elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.