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UNITAU-MBA Gestão de Empresas Comerciais e Serviços
Campus Ubatuba – ACI/ São José dos Campos

PÚBLICO-ALVO
Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em Gestão de Empresas e Serviços, conforme os objetivos expostos. Também se aplica a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da gestão empresarial e de serviços no atual contexto da economia brasileira e mundial.

CARGA HORÁRIA
Total: 610 (seiscentas e dez horas/aula).

DISCIPLINAS E OBJETIVOS

1. Gestão de Recursos Humanos:

  • Rever as funções tradicionais da área de Administração de Recursos Humanos à luz das novas tendências da gestão empresarial;
  • Prover os participantes dos conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes;
  • Capacitar os participantes no uso dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade como instrumento de gestão empresarial, na área de recursos humanos.

2. Gestão Econômica de Empresas:

  • Desenvolvimento da base conceitual que dá sustentação teórica ao modelo de Gestão Empresarial por Resultados Econômicos, com vistas ao desenvolvimento de percepções de habilidades para implantação de sistemas de informações gerenciais que contribuam para a eficácia dos gestores na condução de suas atividades nas empresas.

3. Gestão Financeira de Empresas:

  • Apresentar de forma compreensiva e sistematizada a teoria financeira, para que o pós-graduando possa avaliar as decisões de investimento, de financiamento e de política de dividendos da empresa, objetivando maximizar a riqueza do acionista;
  • Desenvolver uma explicação da teoria, conceitos, instrumentos e técnicas que ajudem o estudante a tomar decisões financeiras razoáveis e compatíveis com a realidade.

4. Gestão de Logística e Operações:

  • Desenvolver a estrutura básica de um modelo de análise de logística para o setor industrial e de serviços, com ênfase na administração das operações do fluxo de bens e serviços em organizações empresariais, cujo perfeito ajustamento garanta redução de perdas no processo logístico e eleve o nível de qualidade dos serviços prestados aos clientes.

5. Gestão da Qualidade em Serviços:

  • Desenvolver as estratégias de gestão da qualidade em serviços e da aplicação das novas técnicas empresariais, com finalidade de melhoria contínua em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização, utilizando os recursos financeiros, materiais e humanos disponíveis, bem como fundamentar o foco da qualidade no atendimento do cliente, principalmente no pós-vendas.

6. Marketing de Serviços:

  • Estudar o embasamento conceitual básico sobre a estrutura, as atividades e o ambiente de marketing de serviços, desenvolvendo a sua aptidão para fomentar a cultura mercadológica, com melhor entendimento do mercado e do comportamento do consumidor, nas áreas industriais, serviços gerais e varejistas.

7. Gestão de Negócios Globais:

  • Discutir as determinações econômicas, tecnológicas e políticas que fizeram do aumento da competitividade a variável mais importante da economia no final do século XX;
  • Introduzir os novos princípios de gestão de mercados globalizados, sob competição de alto impacto, conforme desenvolvimentos recentes da Macroeconomia Global e do Marketing Global.

8. Administração de Serviços:

  • Estudar o papel da prestação de serviços por parte das empresas dos diversos segmentos da economia;
  • Identificar o perfil do gerente de atividades de serviços, suas características, funções  e atributos. Compreender o processo de formação de equipes. Estudar os aspectos de motivação, liderança e resolução de conflitos no contexto da gestão de serviços.

9. Planejamento Empresarial:

  • Estudar o Planejamento Estratégico no contexto das organizações empresariais, com uma abordagem de sistema de informações gerenciais e suas relações com a tomada de decisão.

10. Comunicação Empresarial e Negociação:

  • Estudar os fundamentos básicos dos canais de comunicações utilizadas nas atividades empresariais, com destaque para o segmento varejista e de prestação de serviços especializados;
  • Estudar e aplicar as técnicas básicas de negociação e Desenvolver as habilidades necessárias para uma  negociação eficiente;
  • Simular exemplos de negociações entre executivos.

11. Tecnologia da Informação:

  • Análise do relacionamento dos sistemas de informações gerenciais, com ênfase nos aspectos humanos e na utilização dos recursos de informática, para atender à missão da empresa;
  • Aplicação dos recursos da Internet para alavancar negócios e Marketing Eletrônico.

12. Didática e Didática e Metodologia do Ensino Superior I:

  • Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;
  • Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

13. Didática e Didática e Metodologia do Ensino Superior II:

  • Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;
  • Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;
  • Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

14. Trabalho de Conclusão de Curso:

  • Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

15. Seminários:

  • Palestras programadas com temas da atualidade que complementam a formação executiva do pós-graduando.

16. Estudos Dirigidos  e Atividades Extra-classe:

  • Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação às disciplinas, aos seminários e à elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.