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UNITAU-MBA Gerência Empresarial
Campus Taubaté

PÚBLICO-ALVO
Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em Gestão Empresarial e Negócios, conforme os objetivos expostos. Também se aplica a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da gestão empresarial na atualidade.

CARGA HORÁRIA
Total: 700 (setecentas horas/aula).

DISCIPLINAS E OBJETIVOS

1. Gestão de Recursos Humanos:

  • Rever as funções tradicionais da área de Administração de Recursos Humanos à luz das novas tendências da gestão empresarial;
  • Prover os participantes dos conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes;
  • Capacitar os participantes no uso dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade como instrumento de gestão empresarial, na área de recursos humanos.

2. Gerência Econômica de Empresas:

  • Desenvolvimento da base conceitual que dá sustentação teórica ao modelo de Gestão Empresarial por Resultados Econômicos, com vistas ao desenvolvimento de percepções de habilidades para implantação de sistemas de informações gerenciais que contribuam para a eficácia dos gestores na condução de suas atividades nas empresas.

3. Gerência Financeira de Empresas:

  • Apresentar de forma compreensiva e sistematizada a teoria financeira, para que o pós-graduando possa avaliar as decisões de investimento, de financiamento e de política de dividendos da empresa, objetivando maximizar a riqueza do acionista;
  • Desenvolver uma explicação da teoria, conceitos, instrumentos e técnicas que ajudem o estudante a tomar decisões financeiras razoáveis e compatíveis com a realidade.

4. Gestão de Logística Empresarial:

  • Desenvolver a estrutura básica de um modelo de análise de logística integrada, com ênfase na administração do fluxo de bens e serviços em organizações empresariais, cujo perfeito ajustamento garanta redução de perdas no processo produtivo e eleve o nível de qualidade dos serviços prestados aos clientes.

5. Gerência de Projetos Empresariais:

  • Estudar o papel dos projetos e programas na organização, as estruturas organizacionais e suas influências sobre os projetos e programas;
  • Identificar o perfil do gerente de projeto, suas características, funções  e atributos. Compreender o processo de formação de equipes. Estudar os aspectos de motivação, liderança e resolução de conflitos no contexto dos projetos;
  • Estudar o ciclo de vida dos projetos e programas, suas fases e etapas, com ênfase no planejamento, execução e controle.

6. Gestão da Qualidade:

  • Desenvolver as estratégias de gestão da qualidade total e da aplicação das novas técnicas de engenharia, com finalidade de melhoria contínua da produtividade em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização, utilizando os recursos financeiros e humanos disponíveis.

7. Gestão de Negócios Globais:

  • Discutir as determinações econômicas, tecnológicas e políticas que fizeram do aumento da competitividade a variável mais importante da economia no final do séculoXX;
  • Introduzir os novos princípios de gestão de mercados globalizados, sob competição de alto impacto, conforme desenvolvimentos recentes da Macroeconomia Global e do Marketing Global.

8. Planejamento Estratégico Aplicado às Empresas e Negócios:

  • Estudar o Planejamento Estratégico no contexto de uma organização, com uma abordagem de previsão tecnológica e sistema de informações gerenciais e suas relações com a tomada de decisão.

9. Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial e Negócios:

  • Estudar os critérios de decisão estatística, bem como os outros tipos de análise quantitativa que permitem a tomada de decisão.

10 Elaboração e Análise de Projetos Empresariais:

  • Estudar os conceitos operacionalizáveis da teoria de projetos, cobrindo todo o ciclo de um projeto. Também, pretende-se enfatizar a importância das análises técnico-econômicas de projetos globais, considerando a abordagem de custo-benefício no contexto atual de Economia Global.

11 Tecnologia da Informação e Negócios:

  • Análise do relacionamento dos sistemas de informações gerenciais, com ênfase nos aspectos humanos e na utilização dos recursos de informática, para atender à missão da empresa.

12 Comportamento Gerencial:

  • Estudar a importância do comportamento organizacional na criação e sustentação de uma margem competitiva;
  • Estudar as três subáreas do comportamento organizacional - micro, meso e macroorganizacional - e apresentar aplicações de cada uma delas;
  • Desenvolver uma visão geral da história do pensamento na administração e discutir as abordagens científica e administrativa das relações humanas e dos sistemas abertos e suas contribuições para a administração;
  • Simular alguns exemplos de questões atuais enfrentadas pelos gerentes.

13 Metodologia do Ensino Superior I:

  • Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;
  • Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

14 Metodologia do Ensino Superior II:

  • Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;
  • Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;
  • Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

15 Monografia de Conclusão de Curso:

  • Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

16. Seminários:

  • Palestras programadas com temas da atualidade que complementam a formação executiva do pós-graduando.

17 Estudos Dirigidos  e Atividades Extra-classe:

  • Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação aos disciplinas, seminários e elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.