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UNITAU - MBA Gerência de Comércio Eletrônico
Campus Taubaté

PÚBLICO-ALVO
Empresários, executivos e profissionais de nível superior preocupados com o desenvolvimento de novas soluções para negócios, de novos mercados propiciados pela Internet, de mercados atuais, ampliando a integração organizacional e sua cadeia de suprimento e promovendo negócios business-to-business (B2B) e business-to-consumers (B2C).

CARGA HORÁRIA
Total: 700 (setecentas horas/aula).

DISCIPLINAS E OBJETIVOS

1. Gestão de Recursos Humanos:

  • Rever as funções tradicionais da área de Administração de Recursos Humanos à luz das novas tendências da gestão empresarial;
  • Prover aos participantes os conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes;
  • Capacitar os participantes no uso dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade como instrumento de gestão empresarial, na área de recursos humanos.
2. Gestão de Finanças Empresariais:
  • Apresentar de forma compreensiva e sistematizada a teoria financeira, para que o pós-graduando possa avaliar as decisões de investimento, financiamento e de política de dividendos da empresa, objetivando maximizar a riqueza do acionista;
  • Desenvolver uma explicação da teoria, conceitos, instrumentos e técnicas que ajudem o estudante a tomar decisões financeiras razoáveis e compatíveis com a realidade.
3. Gestão de Negócios Globais:
  • Discutir as determinações econômicas, tecnológicas e políticas que fizeram do aumento da competitividade a variável mais importante da economia no final do século XX;
  • Introduzir os novos princípios de gestão de mercados globalizados, sob competição de alto impacto, conforme desenvolvimentos recentes da Macroeconomia Global e do Marketing Global.
4. Gestão de Operações:
  • Estudar as atividades envolvidas em projetar, operar e controlar um sistema para transformar recursos humanos, financeiros e físicos em bens e serviços que satisfaçam os desejos e necessidades dos clientes.
5. Planejamento Estratégico Aplicado:
  • Estudar o Planejamento Estratégico no contexto do planejamento de uma organização, com uma abordagem de Previsão Tecnológica e Sistema de Informações Gerenciais e suas relações com o planejamento e com a tomada de decisão;
  • Avaliar tendências e características do mercado eletrônico, interpretar necessidades e demandas de negócio em relação ao comércio eletrônico, influenciar as estratégias de negócios com soluções em comércio eletrônico, avaliar as necessidades de recursos financeiros e humanos para estas soluções, integrar e comunicar planos de comércio eletrônico, estabelecer medidas de desempenho e controlar a implantação de estratégias da área.
6. Gestão do Comércio Eletrônico:
  • Desenvolver a fundamentação técnica para se ter uma visão geral dos conceitos relevantes para a implementação de soluções de comércio eletrônico, através da Internet;
  • Compreender as tecnologias da Internet, dos vários sistemas de pagamentos eletrônicos e questões e tecnologias de segurança na Internet;
  • Conhecer os mercados de consumidores e de negócios na Internet e analisar cenários reais de comércio eletrônico.
7. E-Business e Transformação Empresarial:
  • Estudar como o comércio eletrônico está alterando a natureza da competição, a velocidade de ação e o estilo de liderança nas organizações;
  • Estudar os desafios de implantação de soluções de comércio eletrônico; tratar de questões como o potencial de sucesso de soluções disponíveis no mercado, as possíveis dificuldades, os principais modelos de negócio, estratégias organizacionais e táticas gerenciais.
8. Marketing de Negócios Virtuais:
  • Compreender os benefícios e as vantagens do uso da Internet como ferramenta de marketing;
  • Compreender os principais conceitos de marketing dentro do ambiente virtual criado pela Internet: pesquisa de mercado, segmentação de mercado, posicionamento e composto de marketing;
  • Desenvolver estratégias de marketing eletrônico.

9. Internet e Vantagem Competitiva no Comércio Eletrônico:

  • Estudar a estrutura e o funcionamento da Internet e da super-estrada da informação. Os tópicos tratados incluem o protocolo TCP/IP, os serviços de informação da Internet (e-mail, transferência de arquivo, telnet), a descoberta de recursos de informação (World Wide Web e os engenhos de busca), o intranetworking nas corporações, segurança de redes e firewalls, o conceito de super-estrada da informação, a infra-estrutura nacional de informação e suporte da Internet às soluções de comércio eletrônico.

10. Economia Digital:

  • Estudar os conceitos econômicos subjacentes ao comércio eletrônico, incluindo a qualidade e o papel dos intermediários, o copyright digital, a busca do consumidor por informações sobre produtos, as estratégias de seleção de produtos e de precificação, e os serviços financeiros e de pagamento eletrônicos;

11. Fundamentos de Tecnologia de Informação:

  • Estudar os fundamentos dos sistemas de informações, com ênfase na utilização dos recursos de informática nas atividades empresariais.
12. Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial e Negócios:
  • Estudar os critérios de decisão estatística, bem como os outros tipos de análise quantitativa que permitem a tomada de decisão.
13. Metodologia do Ensino Superior I:
  • Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;
  • Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

14. Metodologia do Ensino Superior II:

  • Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;
  • Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;
  • Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

15. Monografia de Conclusão de Curso:

  • Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.
16. . Seminários:
  • Palestras programadas com temas da atualidade que complementam a formação executiva do pós-graduando.

17. Estudos Dirigidos  e Atividades Extra-classe:

  • Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação aos disciplinas, seminários e elaboração da Monografia de Conclusão de Curso