UNITAU-MEP Gestão Contábil, Auditoria e Controladoria
Campus Taubaté

PÚBLICO-ALVO
Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em finanças e controladoria, conforme os objetivos expostos. Também se aplica a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da gestão financeira e contábil na atualidade.

CARGA HORÁRIA
Total: 375 (trezentas e setenta e cinco horas/aula).

DISCIPLINAS E OBJETIVOS

1. Contabilidade Financeira e Gerencial:

  • Estudar os princípios básicos de Contabilidade, para analisar as diversas situações em que o patrimônio de uma empresa possa se apresentar. Com base nesses conhecimentos, fazer análises financeiras e econômicas e melhorar o gerenciamento empresarial.

2. Contabilidade Empresarial e Societária:

  • Consolidar os conhecimentos de Contabilidade básica e abordar assuntos específicos que requeiram tratamento especial, visando à compreensão adequada para elaboração e interpretação dos demonstrativos contábeis;
  • Possibilitar uma visão abrangente e completa de todos os elementos constituintes do patrimônio e de suas variações, conforme estipulado pela Lei das Sociedades por Ações, complemento por instruções e pareceres de organismos públicos regulatórios;
  • Capacitar o aluno para o gerenciamento de sistemas contábeis empresariais, tanto em sua abordagem legal/societária quanto na gerencial.

3. Gestão Econômica, Financeira e Orçamentária de Empresas:

  • Apresentar, de forma compreensiva e sistematizada, a teoria financeira, para que o pós-graduando possa avaliar as decisões de investimento, financiamento e de política de dividendos da empresa, objetivando maximizar a riqueza do acionista;
  • Desenvolver uma explicação da teoria, conceitos, instrumentos e técnicas que ajudem o estudante a tomar decisões econômicas e financeiras razoáveis e compatíveis com a realidade.
  • Apresentar os elementos essenciais de um amplo programa de planejamento e controle de resultados através de um tratamento exaustivo dos fundamentos conceituais.

4. Análise de Custos:

  • Apresentar e discutir os principais sistemas, instrumentos, métodos e modelos de decisão baseados nos custos para otimização da rentabilidade empresarial;
  • Demonstrar os pontos fortes e fracos dos métodos e sistemas;
  • Possibilitar a investigação do novo ferramental analítico para o problema dos custos em ambiente globalizado e crescentemente competitivo.

5. Análise de Balanços para Controle Gerencial:

  • Desenvolver os principais fundamentos para a análise e estrutura de balanços e demonstrações contábeis/Financeiros;
  • Proporcionar, dentro de uma seqüência lógica e racional, a aplicação dos principais conceitos técnicos e as determinações legais fundamentais a realidade das atividades empresariais.

6. Auditoria:

  • Elaborar o planejamento dos trabalhos de auditoria e as formas de como implementa-las nas atividades empresariais;
  • Fornecer uma visão prática e teórica da auditoria contábil. Toda a exposição de procedimentos é seguida de um exemplo concreto. Desse modo, é possível obter uma visão abrangente das demonstrações financeiras e dos cuidados perante a auditoria de cada uma delas;
  • Apresentar aos participantes o propósito da auditoria e capacita-los a desempenhar essa função.

7. Controladoria:

  • Apresentar os principais instrumentos e ferramentas que o controller deve utilizar, bem como o sistema integrado de informações gerenciais. Mostra metodologias práticas de planejamento estratégico;
  • Enfocar o papel do controller, o Sistema Integrado de Informações e o conceito de accountability. Oferece ainda uma visão sistêmica da empresa e aborda a questão do Modelo de Gestão;
  • Abordar a importância do controller e sua contribuição para que a informação produzida seja relevante para o processo de mudanças que as organizações estão vivenciando.

8. Perícia Contábil:

  • Definir o que é e a que se presta a perícia contábil. Cuida da elaboração do trabalho pericial contábil. É feito um diagnóstico positivo das possibilidades de desenvolvimento da perícia contábil no país;
  • Permitir ampla visão das finalidades e das formas de atuação das perícias em geral e oferece o embasamento doutrinário-institucional da Perícia Contábil;
  • Enfatizar os requisitos éticos e educacionais do perito contábil e a sistematização das técnicas periciais e normas existentes.

9. Sistema de Informações Contábeis:

  • Introduzir a tecnologia da informação que tem possibilitado enorme avanço na estruturação dos Sistemas de Informações Contábeis à disposição das empresas. Para que os profissionais e acadêmicos da área consigam o desempenho máximo dos sistemas de contabilidade, é necessário profundo conhecimento tanto da ciência contábil quanto das possibilidades abertas pela tecnologia de informação;
  • Apresentar os fundamentos para a estruturação do Sistema de Informação Contábil e seus subsistemas, com ênfase em sua integração na empresa dentro de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial. O foco central é o processo de análise para a decisão de implantação de um Sistema de Informação Contábil que atenda todas as necessidades informacionais da empresa, tanto para os aspectos societários e legais, como para os aspectos gerenciais;
  • Análise do relacionamento dos sistemas de informações gerenciais, com ênfase nos aspectos humanos e na utilização dos recursos de informática, para atender à missão da empresa.

10. Tópicos Especiais de Contabilidade:

  • Discutir as determinações econômicas, tecnológicas e políticas que fizeram do aumento da competitividade a variável mais importante da economia neste final de século;
  • Introduzir os novos princípios de gestão de mercados globalizados, sob competição de alto impacto, conforme desenvolvimentos recentes dos Negócios;
  • Apresentar os principais tópicos relacionados com a Contabilidade e Globalização.

11. Metodologia do Ensino Superior I:

  • Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;
  • Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

12. Metodologia do Ensino Superior II:

  • Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;
  • Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;
  • Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

13. Trabalho de Conclusão de Curso:

  • Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.