UNITAU-MEP Administração Pública
Campus Taubaté

PÚBLICO-ALVO
Políticos, Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em Administração Pública, conforme os objetivos expostos. Também se aplicam a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos do Governo e da prestação de serviços públicos no atual contexto da economia brasileira e mundial.

CARGA HORÁRIA
Total: 375 (trezentas e setenta e cinco horas/aula).

DISCIPLINAS E OBJETIVOS

1. Teoria Geral do Estado, Governo e Administração Pública:

  • Desenvolver o conceito de Estado, Governo e Administração pública;
  • Estudar o novo pacto federativo e o papel do Estado, as funções e papéis do Estado e a estrutura governamental;
  • Estudar o sistema de gestão governamental, competências, relações intergovernamentais;
  • Discutir a reforma do Estado, a reforma administrativa e as estratégias de reformas.

2. Economia do Setor Público:

  • Desenvolver o conceito de Economia do Setor Público;
  • Estudar a evolução das funções de Governo e crescimento do setor público;
  • Estudar a classificação e estrutura das despesas públicas e os bens públicos;
  • Estudar o financiamento e custos dos gastos públicos, o déficit e a dívida pública e as relações com a política fiscal;
  • Introdução do conceito de federalismo fiscal e de Orçamento.

3. Gestão de Recursos Humanos:

  • Rever as funções tradicionais da área de Administração de Recursos Humanos à luz das novas tendências da Administração Pública;
  • Prover os participantes dos conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes em um ambiente de mudanças;
  • Desenvolver o planejamento e técnicas de gerenciamento de RH com foco em resultados.

4. Gestão da Qualidade em Serviços:

  • Desenvolver as estratégias de gestão da qualidade em serviços e da aplicação das novas técnicas empresariais, com finalidade de melhoria contínua em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização pública;
  • Introduzir as técnicas de otimização de recursos financeiros, materiais e humanos disponíveis, bem como fundamentar o foco da qualidade no atendimento do cliente, principalmente na prestação de serviços públicos e nas Organizações Sociais sob fiscalização do Estado.

5. Marketing de Serviços e de Relacionamento:

  • Estudar o embasamento conceitual básico sobre a estrutura, as atividades e o ambiente de marketing de serviços e de relacionamento com o cliente do setor público;
  • Introduzir e desenvolver uma aptidão capaz de fomentar a cultura de melhor atendimento do cliente dos serviços públicos sob responsabilidade e fiscalização do Estado.

6. Finanças Públicas:

  • Estudo de finanças aplicadas à Administração Pública Direta e Indireta;
  • O Orçamento Público, seu planejamento, classificação, elaboração e acompanhamento de acordo com a Lei 4.320/64;
  • A Responsabilidade Fiscal como instrumento de controle para melhor Administração das contas Públicas de acordo com a Lei 101/00;
  • As Licitações Públicas, aplicação, modalidades, dispensa e inexigibilidade de acordo com a Lei 8.666/93 e suas alterações.

7. Contabilidade Pública:

  • Estudo e Contabilização de operações aplicadas à Administração Pública Direta e Indireta, segundo critérios estabelecidos pela Lei 4.320/64;
  • Contabilização de movimentos registrados nos sistemas orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação;
  • Contabilização das Variações Patrimoniais;
  • Levantamento de Balancetes;
  • Levantamento e análise dos Balanços Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e das Demonstrações das Variações Patrimoniais.

8. Gestão Estratégica de Serviços:

  • Estudar a estratégia da prestação de serviços por parte do Estado e suas concessionárias aos diversos segmentos da economia;
  • Identificar o perfil do gerente de atividades de serviços, suas características, funções e atributos. Compreender o processo de formação de equipes.

9. Elaboração e Análise de Projetos Públicos:

  • Estudar os conceitos operacionalizáveis da teoria de projetos, cobrindo todo o ciclo de um projeto com enfoque nos projetos públicos e sociais;
  • Estudo da racionalidade econômico - social dos projetos públicos: as óticas privada e pública;
  • Estudo da avaliação social de projetos com a formulação da função-objetivo e mensuração de benefícios/custos como indicadora de sucesso de um projeto;
  • Desenvolver uma avaliação quantitativa geral de projetos utilizada na mensuração da eficácia de um projeto.

10. Processo Decisório e Tecnologia da Informação:

  • Análise do relacionamento dos sistemas de informações gerenciais, com ênfase na utilização dos recursos de informática, para atender à missão da prestação de serviços e gestão pública;
  • Introdução do Processo decisório e das variáveis que influenciam a tomada de decisão no setor público: o papel do decisor e o uso da tecnologia da informação como suporte às decisões.

11. Metodologia do Ensino Superior I:

  • Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;
  • Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

12. Metodologia do Ensino Superior II:

  • Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;
  • Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;
  • Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
  • Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

13. Trabalho de Conclusão de Curso:

  • Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. O Trabalho será avaliado por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.